Irmãs Salvatorianas

Escola de Preparação para Animadores(as) Vocacionais

Animar as vocações é a nossa missão

espav-1Nos dias 03 a 13 de janeiro de 2016, em São Roque – SP, as Irmãs: Maura e Zélia e a Noviça Jéssica Marcela, participaram do ESPAV (Escola de Preparação de Animadores e Animadoras Vocacionais), promovida pelo Centro de Formação Dom Joel Ivo Catapan, do Instituto de Pastoral Vocacional (IPV).

O primeiro módulo foi assessorado pelo Pe. Alfonso Garcia Rúbio, que desenvolveu o tema da Antropologia da Vocação. Abordou vários aspectos, entre eles destacamos a necessária mudança na visão do Ser Humano. Superação da Antropologia dualista e desenvolvimento de uma visão Integrada da pessoa humana.

Cada pessoa tem sua vocação pessoal.  O animador, a animadora vocacional deve ajudar as pessoas a descobrirem sua própria vocação, sua identidade pessoal que integra o sentido da vida e a partir daí, ajudá-la a descobrir a vocação cristã, o estilo de vida para responder fecundamente ao amor de Deus por ela.

O segundo módulo desenvolvido no curso, foi assessorado pelo Pe. Alberto M. Goes e Irmãs Clotilde P. de Azevedo e Maria da Cruz. O tema aprofundado foi Eclesiologia da Vocação. Foi desenvolvida uma reflexão histórica/teológica sobre os ministérios na Igreja e outras dimensões relacionadas ao tema.

A vocação é o chamado que Deus dirige ao ser humano, individual ou coletivamente, com o objetivo de “uma missão ou serviço em favor da Comunidade… mesmo tomando a iniciativa de chamar, Deus não dispensa a participação da pessoa humana. Ele quer que o ser humano responda a seu chamado. Por isso mesmo, a vocação só se completa quando a pessoa dá sua resposta, aceitando a proposta de Deus e abraçando livremente um serviço em favor da comunidade”.

O curso favoreceu muito entrosamento e troca de experiências, grupos de vivência, partilha de vida com diversas Congregações religiosas, alguns leigos e leigas, seminaristas e padres diocesanos. Momento oportuno de também convivermos com os nossos irmãos salvatorianos: Marciel Osvaldo, que também fez os dois primeiro módulos e Célio Roberto que concluiu os dois últimos módulos. Em janeiro/2017, concluiremos o Curso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 − 6 =