Irmãs Salvatorianas

Nosso Testemunho de Vida Consagrada em Gavião – Bahia

Os objetivos atuais assumidos pela nossa Congregação, as metas em vigor na nossa Província e o estímulo dado pelo nosso Papa Francisco em sua carta apostólica às pessoas consagradas, têm sido luzes para a nossa caminha missionária salvatoriana aqui na Bahia. A carta apostólica do Papa Francisco nos questiona sobre a fidelidade à missão que nos foi confiada. Reconhecemos que esta riqueza de motivações são estímulo para prosseguirmos com entusiasmo dando nossa melhor resposta aos apelos que nosso Divino Salvador nos faz, dentro da riqueza do nosso Carisma salvatoriano.

Por conseguinte, não nos faltam motivações e embasamento para nossa missão aqui na Bahia neste nosso momento histórico.

A tônica mais forte da nossa presença aqui nesta missão é conviver com o povo numa constante atitude de escuta, de respeito ao seu jeito de ser marcado por uma cultura bem peculiar, demonstrando acolhimento, amizade e, nos servindo de todos os meios e modos para que conheçam o Deus verdadeiro, o Deus que nos salva libertando-nos de tudo que possa nos desumanizar. Com alegria, podemos dizer que estamos fazendo o possível para concretizarmos a riqueza do nosso Carisma Salvatoriano.

Temos acolhido na medida do possível, todas essas luzes como momentos de graça, na realização de nossa missão aqui. Retomamos cada dia em nossa oração comunitária, e, mensalmente em nossos retiros mensais, a realidade de nossa missão, neste lugar concreto, procurando vê-la com os olhos de nosso Deus Salvador.

Como parte da nossa atuação junto ao povo, temos procurado ajudar as pessoas a irem descobrindo o rosto misericordioso do nosso Divino Salvador. No trabalho com as lideranças, na preparação para os sacramentos, na animação da liturgia, nos encontros bíblicos, grupos de rua (em momentos especiais), nas visitas às famílias, sobretudo nos seus momentos de suas maiores dificuldades, na orientação de retiros, encontros de autoestima, catequese com adultos e com adolescentes, celebrações da Palavra na sede da paróquia. Além do acompanhamento nas realizações no perímetro urbano, procuramos também ser uma presença nas diversas comunidades rurais que continuamente solicitam nossa presença incluindo também os encontros especiais nas duas outras cidades que fazem parte da paróquia, isto é, Nova Fátima e Capela do Alto Alegre como também nas comunidades rurais dessas cidades. Celebrando a Palavra com esse povo, principalmente nas festas dos Padroeiros, procuramos ser uma presença de qualidade no meio desses irmãos e irmãs.

Nossa casa tem sido uma casa aberta e sempre pronta ao acolhimento de todas as pessoas que nos procuram por diversos objetivos. Nesses momentos, é frequente o convite para irmos até à nossa pequena capela onde fazemos questão de apontar para o “Dono da Casa”, motivando as pessoas para um momento orante.

nosso-testemunho-bahia-2nosso-testemunho-bahia-3nosso-testemunho-bahia-4

Podemos dizer com convicção de que somos uma presença amiga e demonstramos isto ao encontrarmos cada pessoa nas ruas e nas mais diversas circunstâncias. Nosso testemunho comunitário é para o povo algo evidente e, neste sentido, é muito comum ao encontrarmos alguém, escutarmos a pergunta: como estão as outras? E a Irmã fulana? . Somos um grupo de três, mas o que fazemos mesmo individualmente repercute e reflete a dimensão comunitária da nossa vida.

Somos gratas a Deus e pedimos a Ele que o nosso testemunho de vida consagrada seja, por si, um sinal do Deus Salvador no meio dessa porção do Seu Povo, aqui no sertão da Bahia.

Irmãs da Comunidade Nossa Senhora da Conceição – Gavião/Bahia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 − 5 =