Irmãs Salvatorianas

Uma Trajetória de Dedicação, Superação e Compromisso

O CENTRO DE FORMAÇÃO DIVINO SALVADOR- o CEFORDS. Tem sua origem no ano de 1978, que na sua origem, foi o Externato Coração de Maria. Depois de uma longa caminhada como Externato Coração de Maria, nome que até hoje está tatuado no coração e na mente do povo fortalezense e na pedra fundamental deste solo. Muitas pessoas já pisaram este solo; e a chama continua arder no coração. Escutam constantemente: o caminho se faz caminhando,  se faz abrindo possibilidades, se faz na profecia da esperança, se faz em meio aos pobres.

Pouco a pouco, o CEFORDS, que teve seu início em 2002, foi palmilhando sua trajetória fundada na missão salvatoriana, determinando assim  o seu compromisso com o povo de Deus, marcado pelo desejo de alcançar mais qualidade de vida, mais saúde, mais preparação profissional, mais potencialização do seu poder criativo.

E no limiar de sua caminhada foi superando suas dificuldades e barreiras; os olhos foram se abrindo, tomando consciência de pertencer a um povo, simples, carente, desejoso por alcançar metas mais seguras e sonhos mais concretizáveis.

Foi então que o CEFORDS fez novos projetos abrindo espaço para trabalhar em parceria com grupos empresariais: os Socorristas; cursos de Sistemas Industriais, cursos profissionalizantes: Cabeleireiro garantindo projeção na sociedade; formação em eletricidade residencial e predial; bombeiro civil; construção civil; curso de leitura e interpretação de projetos. Há também parceria com odontólogos, com Terapia Ocupacional, Fisioterapia, no desempenho de terapias complementares e outros. Além desses existem os cursos de informática, violão, cursos que foram o ponta inicial na estruturação dos programas de formação onde muitas pessoas foram atraídas por eles, e na realização dos mesmos muitas conseguiram empregos, em especial, os jovens.

O envolvimento com famílias carentes levou e leva o CEFORDS a abrir espaço para atendê-las através dos grupos: Tupperware, Avon e Natura.  Abre-se espaço para celebrações festivas  de aniversários, casamentos e outros eventos.

Por fim, um aspecto altamente relevante são as piscinas para o desempenho e fortalecimento  da saúde atendendo muitas pessoas da terceira idade pela hidroginástica, e também capacitando jovens e crianças para a natação, pois sonham com um aprimoramento para participar de competições.

As famílias  buscam, com muito interesse, o espaço para a restauração da saúde no desempenho das práticas da Terapia Ocupacional articuladas pela Ir. Cleonice. Semanalmente, lá está, com 13 mulheres, que participam ativamente de encontros, para ter mais vida, mais saúde e mais esperança de qualidade de vida. Neste sentido, Ir. Edênia também se dedica à saúde mental das pessoas, pela prática da Psicoterapia.

A palavra de ordem do CEFORDS para a proposta de realização de seu sonho  é a POTENCIALIZAÇÃO e INTEGRAÇÃO ESPIRITUAL, pois tudo converge para o desenvolvimento humano e integral das pessoas.

Nesse espaço apostólico-missionário e coletivo de aprendizagem, considera-se altamente relevante os princípios norteadores de todas as atividades existentes, considerando, sobretudo, o desempenho articulado dos projetos, pois tudo é em vista do aprimoramento humano, porque as pessoas que circulam pelo solo do CEFORDS são consideradas o elemento primordial da missão ali vivenciada.

Outros aspectos relevantes e norteadores são os valores evangélicos que permeiam o agir missionário no CEFORDS, através de gestos e atitudes:

  • A sincronização existente entre todas as atividades que num círculo virtuoso faz acontecer a mais pura imagem do Salvador em cada pessoa;
  • A preocupação em atender bem a todos e a todas que procuram o CEFORDS, em especial, os mais pobres sujeitos da missão salvatoriana que é revelar às pessoas o Deus Salvador.

O CEFORDS se transformou num local amplo e agradável para realização de encontros e celebrações da Família Salvatoriana em ocasiões especiais.

Ressalto também os desafios encontrados, vividos e superados ao longo desses anos: o aumento considerável de pessoas que procuram o CEFORDS para serem atendidas na área da saúde; outras, o procuram enviadas por médicos das mais variadas especialidades;   é escola para desenvolver as habilidades mentais e cognitivas.

Para dinamizar toda a vida ali expressa há uma equipe de Irmãs Salvatorianas que acreditam na energia que brota do mais profundo das pessoas, dos funcionários, dos professores, das famílias que buscam saúde, das parcerias existentes, do sonho de cada um e de cada uma, alimentados/as pela força de Deus.

As Irmãs Eny Xavier, Maria Aparecida de Lima, Maria Cleonice dos Santos, Edênia Grangeiro Sampaio, a atual equipe do CEFORDS, movidas pelo ardor missionário de Padre Jordan e da Bem Aventurada Maria dos Apóstolos, assumem, com coragem e fé, a realização deste sonho de todas as Irmãs da Província. Vamos, juntos e juntas, render graças ao nosso Deus.

Rendei graças ao Senhor, porque seu amor é fiel!

Ir. Edenia Grangeiro Sampaio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + catorze =