Irmãs Salvatorianas

Etapas de Formação

Aspirantado
O Aspirantado é um tempo que antecede o Postulantado para um discernimento mútuo da motivação da candidata para a Vida Religiosa Salvatoriana.

O acompanhamento será realizado no sentido de ajudar a vocacionada a aprofundar sua vivência cristã, discernir sua vocação e participar ativamente da vida, trabalho e atividades pastorais da comunidade.

O período do Aspirantado é feito em comunidade especialmente designadas para essa finalidade, tendo uma Irmã responsável para fazer o devido acompanhamento. Poderá ser feito enquanto a candidata estiver com a família. Ela participa de programações e atividades desenvolvidas na casa de formação, onde, periodicamente, ela passa dias para o acompanhamento pessoal e experiência de vida comunitária.

A duração do Aspirantado depende de acordo com a caminhada de crescimento pessoal, grau de estudo, idade, experiência de vida grupal.

Postulantado
É um processo de vida gradual da formanda ao modo de vida da Congregação Salvatoriana, aonde vai aprofundando as motivações, realizando o discernimento vocacional e intensificando a descoberta dos valores pessoais.

O programa do Postulantado proporciona a formanda acompanhamento espiritual, orientações práticas e auxílio para o crescimento pessoal, experiência de vida comunitária e algumas atividades apostólicas.

A Irmã formadora auxilia a postulante a aprofundar seu relacionamento pessoal com Cristo e atingir o nível de maturidade humana e espiritual que lhe possibilite responder com liberdade e convicção ao Seu chamado.

O período de Postulantado é flexível; pode durar de seis meses a dois anos, de acordo com a caminhada da formanda.

Noviciado
O Noviciado é um período para intensificar a vida espiritual e internalizar o espírito e os valores da Vida Religiosa Salvatoriana e assimilar o espírito da Congregação.

A formação do Noviciado tem a duração de 02 anos.
O primeiro ano do noviciado é dedicado a uma intensa formação espiritual da noviça.
O segundo ano inicia a noviça na missão da Congregação, enfatizando a formação apostólica. Este período oferece a noviça a o portunidade de fazer experiência de unidade de vida, de oração e de serviço apostólico e descobrir, de modo objetivo, sua aptidão pessoal para a vida apostólica salvatoriana.

Votos Temporários
Pelos primeiros votos a Irmã é incorporada à Congregação e inserida em sua missão.
Integrando-se plenamente na vida salvatoriana, a Irmã aprende a viver sua consagração a Cristo na realidade concreta da vida diária.

Durante o período de profissão temporária são oferecidos a cada Irmã períodos e programas para um contínuo crescimento espiritual, apostólico e profissional, de acordo com suas necessidades. Essas ocasiões servem para ajuda-la a desenvolver e interiorizar os valores apresentados durante o noviciado.

Durante o período do Juniorato, a Irmã deve ter um acompanhamento e um apoio comunitário suficientes para que possa chegar a um discernimento livre e tranquilo para a Profissão Perpétua ou outra decisão. O período de Juniorato é de 5 anos, podendo a Irmã requerer um ano adicional, por razões pertinentes.