Irmãs Salvatorianas

Experiência na Etapa do Postulantado – Samantha

img-1Curitiba, 03 de abril de 2016

Por que vocês estão procurando entre os mortos Aquele que está vivo? Ele não está aqui! Ressuscitou!

Queridas Irmãs,

Que alegria é saber que o nosso Senhor e Salvador Ressuscitou e, que nos conduz a cada momento nessa grande missão que é fazê-Lo conhecido e amado.

É com grande alegria também que neste tempo pascal e onde Jesus se mostra ainda mais a nós e nos envia a anunciar a Boa Nova a todos que escrevo a vocês dizendo como é bom seguir o Mestre Ressuscitado e também como é bom fazer parte desta família que anuncia o Salvador, como é bom seguir os passos como salvatoriana.

Quero dizer que sempre estamos unidas em oração e por meio Daquele que nos chama à mesa da Eucaristia. Sinto pelas irmãs que nesses últimos dias partiram ao encontro do Pai mais com a certeza de já terem feito a sua missão e que marcaram tantos corações com o jeito de agirem e de anunciarem o Ressuscitado. Me uno a vocês também nesse tempo de graça que irão passar  com as Visitas das Irmãs Edith e Yaneth, que seja um tempo muito bom de partilha, conhecimento e aprofundamento da nossa missão e presença com o povo que nos acolhe nas diversas realidades da vida.

E gostaria também de partilhar um pouco sobre a minha caminhada aqui com a Província de Santa Catarina que, me acolheram com tanta alegria e se fazem presente nas formações e em minha pastoral, voluntariado e convivência com o povo.

A acolhida foi muito boa por todas da comunidade que nos esperavam, tanto a mim quanto à Patrícia, começando desde a rodoviária onde Irmã Cláudia Camara foi encontrar a mim e à Ir. Devanira.

Os primeiros dias foram para conhecermos e conhecer a paróquia que tem como padroeira Nossa Senhora da Visitação.

Comecei também a fazer aula de violão e, que está sendo muito proveitoso e estou aprendendo muito e percebo quanto a música faz bem para mim, para a missão e para as pessoas que nos rodeiam, pois, a vida é uma música que compomos para anunciar a Jesus Salvador.

Iniciei também um tempo de voluntariado com as irmãs no Patronato Santo Antônio, que é um local onde as Irmãs administram a muito tempo e que é um contra turno da escola. Com essa experiência feita toda quarta feira, estou aprendendo muito diante da realidade que as crianças vivem e, diante do tema da Campanha da Fraternidade deste ano pudemos partilhar com as crianças e, sabemos que muitas vivem também em situações de riscos, doenças e falta de saneamento básico. Foi muito bom partilhar e ver como as crianças se envolveram no tema. Foi possível passar em quase todas as salas e para os próximos meses também iremos falar de algum tema e também conviver em sala com os educadores. É uma experiência muito rica que desafia cada instante.

Também iniciei o espanhol e está sendo muito bom este tempo de estudo, de conhecer uma nova língua e de conhecer pessoas de outras realidades também. A sala deve ter uns vinte alunos e a professora é bem dinâmica, o que ajuda também a aprender um pouco mais.

Estamos acompanhando também o grupo de adolescentes Sementes da Esperança que tem encontro semanal aos sábados à tarde na Igreja que reúne vários adolescentes de diversas idades e que após o grupo participam da missa e em um dos finais de semana eles organizam a liturgia da missa. Como é bom ver os jovens na Igreja. Na Semana Santa eles fizeram teatro na Via Sacra e animaram a missa da madrugada no domingo da Ressurreição com a missa às 4 da manhã e após a missa tivemos procissão e um café comunitário onde cada um contribuiu com o alimento.

Começamos também a participar do grupo “Discípulos de Abba” que tem como objetivo a formação e a missão e seu encontro também é aos sábados antes do grupo de adolescentes e uma vez por mês fazemos visitas nas casas. Está sendo muito positivo esses encontros com as pessoas que acolhem os missionários e conhecer a realidade deles é muito importante para que assim possamos fazer a missão acontecer e disso estou gostando muito.

Tivemos também o primeiro postulinter que foi um momento de entrosamento com o grupo que irá caminhar junto pelo resto do ano e teve como tema “Formação Humana: significado da formação para a Vida Consagrada ; e, Dimensões da formação” e quem assessorou foi Irmã Maria José Barbosa dos Santos,

A experiência com as Irmãs também está sendo muito boa, estou aprendendo muito. A convivência está sendo muito importante também nessa fase e a integração foi muito boa, acredito que de ambas as partes.

Desde já agradeço a oportunidade que estão me dando e que serei agradecida sempre e, saibam que estou unida a vocês todos os dias em cada oração e em cada momento importante.

Meu abraço carinhoso também as Irmãs Edith e Yaneth e a cada uma de vocês e que Jesus Salvador abençoe e conduza a cada uma em sua missão e realidade.

Com carinho e preces,

Postulante Samantha Andrade de Morais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze + 15 =