Irmãs Salvatorianas

Partilhando a Caminhada Formativa

Até aqui o Senhor nos conduziu e certamente daqui para frente Ele nos conduzirá…

No dia 21 de fevereiro de 2016, nós Patrícia Santana de Aragão Silva e Samantha Andrade de Morais chegamos na comunidade Madre Maria, em Curitiba/PR, iniciando a experiência interprovincial do postulando.  Nesta experiência somos acompanhadas pela nossa formadora Ir. Claudia Camara e pelas Irmãs Ir. Patricia Souza e a Ir. Maria Marlene Rizzotto. Compartilhamos com vocês um pouco de nossa caminhada formativa.

Nesses primeiros meses, participamos do postulinter que nos proporcionou momentos de integração e estudo dos seguintes temas: Formação humana; Teologia e antropologia bíblica da vocação e Origem, história e missão da Vida Religiosa ao longo dos séculos. Tivemos formação com a Ir. Patricia, que nos apresentou a realidade e a programação missionária da Arquidiocese de Curitiba, a qual pertencemos. Com a Ir. Rozilde Binotto aprofundamos a história da Vida Religiosa Consagrada onde nos foi apresentado o surgimento, o contexto e como foi se desenvolvendo ao longo dos tempos. Com a Ir. Claudia iniciamos com dinâmicas de apresentação/integração e estudamos o tema da Campanha da Fraternidade; o Documento Misericordiae Vultus; Evangelho de Lucas com o foco na Casa Comum; Projeto pessoal de vida e história da Igreja e retomamos mensalmente os temas do postulinter.

Nas quartas-feiras nossa experiência formativa acontece junto ao Patronato Santo Antônio, em São José dos Pinhais/PR, onde participamos em todas as atividades assistenciais desenvolvidas na Instituição, conhecendo e nos envolvendo na missão juntamente com as Irmãs Catharina, Neusa, Luiza, Elza e Elenice, os educandos, educadores e funcionários.

Realizamos acompanhamento espiritual com as Irmãs Ema Melânia Zago e Therezinha J. Rasera e damos continuidade ao nosso processo de autoconhecimento. Estudamos violão e canto com a Professora Salma e o espanhol com a Professora Erika.

Na Paróquia Nossa Senhora da Visitação, acompanhamos o grupo de formação e missão – Discípulos de Abba, onde estudamos temas da missão, visitamos famílias e damos a benção na casa. Participamos do grupo de jovens – Sementes da Esperança. Semanalmente vivenciamos momentos de encontro e celebração junto às comunidades CEBs, as quais acompanhamos.

Com esse espírito celebrativo de discípulas e missionárias de Jesus Salvador, buscamos dar o melhor de nós, integrando-nos na fraternidade e comunidade. Percebemos neste tempo de caminhada, nesta terra querida e sagrada, que estamos deixando os nossos pés tocarem cada vez mais este chão, esta terra cheia de cheiros, sabores, cores e jeitos diversos, aprendendo com as novidades e sentindo a vida nova já brotando.

Rendemos graças ao Divino Salvador por seu amor misericordioso para com cada uma. Agradecemos as nossas Províncias Santa Catarina e São Paulo pelo carinho, preces e sintonia. Continuamos contando com vossa comunhão, “pois até agora pouco ou nada fizemos”.

Abraços e Axé!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − 4 =