Irmãs Salvatorianas

Festa da Imaculada Conceição de Maria

Esta data, é festa para a Família Salvatoriana porque:

  • Em 08 de dezembro de 1881, teve início a Congregação dos Padres e Irmãos Salvatorianos;
  • Em 08 de dezembro de 1888, foi fundada a Congregação das Irmãs do Divino Salvador;

Os Leigos(as) Salvatorianos marcam a sua presença desde 1986.

A celebração deste dia, tem ainda algo de especial, em 2016, estamos comemorando jubilosos a presença salvatoriana no Brasil, são:

  • 120 anos dos Padres Salvatorianos,
  • 80 anos das Irmãs Salvatorianas e
  • 30 anos da Associação do Divino Salvador – ADS

Em terras brasileiras.

E, para celebrar os Jubileus, os Padres Salvatorianos, na pessoa do Padre Samuel Alves Cruz, diretor do Colégio Divino Salvador de Jundiaí,SP, as Irmãs Salvatorianas da Província São Paulo e os Grpos da ADS de Santa Bárbara D’Oeste/SP e de Piracicaba,SP, se reuniram na noite do dia 07 de dezembro na Igreja Matriz de Santa Bárbara para a Celebração Eucarística.

Após a missa, aconteceu uma confraternização na Casa Provincial das Irmãs Salvatorianas (confira o álbum ao final da postagem).

[divider]

Breve histórico dos 80 Anos da chegada das Irmãs Salvatorianas ao Brasil

No dia 03 de dezembro de 1936, o navio “Monte Pascoal” chega ao Rio de Janeiro, trazendo as cinco primeiras missionárias da Alemanha para o Brasil: Irmãs Renata Herold, Colonata Ackerman, Philipa Stieber, e Ludolfa Boch.

Elas chegaram no Rio de Janeiro, de onde seguiram viagem alguns dias depois, para Santa
Catarina e se estabeleceram na localidade chamada Perdizes, hoje Videira.

Eram cinco Irmãs ainda jovens e inexperientes, sem o conhecimento da cultura e da língua
tiveram que enfrentar muitas dificuldades, mas confiantes e convictas de sua missão de servir o povo de Deus se mantiveram perseverantes.

Ao serem enviadas ao Brasil, em Roma, o Superior Geral dos Padres Salvatorianos, o Padre Pancrácio Pfeifer dirigiu a elas as seguintes palavras: “Vocês agora irão para um país distante, do qual não conhecem usos, nem costumes, nem
língua. Mas uma língua se conhece e se entende em todo
o lugar, é a língua do amor. Sirvam-se dela em toda parte e serão compreendidas … Deveis reproduzir a imagem fiel do Salvador em vossas vidas em nos vossos trabalhos, sermão silencioso mas eloquente do imenso, puro e misericordioso amor do Salvador …”

Depois desse grupo de Irmãs outras 18 Irmãs vieram, em diferentes grupos e serviram a missão no Brasil, e aqui serviram até o final de suas vidas. Algumas retornaram para Alemanha e outras faleceram e foram sepultadas aqui no Brasil.

O grupo de Irmãs aumentou e a missão se expandiu rapidamente. Dentro de 15 anos desde a chegada das Irmãs já houve o desmembramento das duas Províncias Brasileiras, uma no sul a de Santa Catarina e outra em São Paulo.

As lideranças e a missão nas duas Províncias foram gradativamente sendo assumidas pelas Irmãs brasileiras, que levaram avante o ideal iniciado aqui pelas pioneiras alemãs.

A missão das Irmãs Salvatorianas de ambas as Províncias ao longo desta caminhada histórica tem sido sempre para servir e defender a vida por meio dos trabalhos apostólicos nos mais variados setores: educação, saúde, promoção social, trabalho de pastoral nos meios populares e nas periferias das cidades. A nossa missão tem sido uma trajetória de amor e compromisso.

Por tudo, rendemos graças ao nosso Deus que nos conduziu até aqui e que vai continuar nos conduzindo até fim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + nove =