Irmãs Salvatorianas

Congresso Nacional para a Vida Consagrada – Aparecida do Norte / SP

Aparecida do Norte/SP de 07 a 10 de Março de 2015

Num clima festivo de muita alegria e entusiasmo deu-se inicio o Congresso Nacional para a Vida Religiosa com tema “Assumir o Núcleo Identitário da VRC: Atitude Profética, Processo Mistagógico” E como Lema: “Não ardia nosso coração quando ele nos falava pelo caminho?” (Lc 24,32). O Objetivo de “Animar, fazer arder o coração da Vida Consagrada para a missão e a profecia, em vista da vivência da radicalidade do seguimento de Jesus Cristo, com alegria e esperança”. Um momento privilegiado de celebrar juntos/as o ANO DA VIDA CONSAGRADA no qual o Papa Francisco nos pede para reavivar em nós a esperança, a alegria e a fé.

congresso-vida-consagrada-1“Uma paixão autêntica é comunicativa, contagiante! Viver hoje o núcleo Identitário da vida Religiosa consagrada significa pensar, com muito carinho, como estamos nos ajudando mutuamente a alimentar esta paixão e como estamos passando, transmitindo esta paixão, que não é nossa, mas para nós, às novas gerações de consagrados/as”.

O Congresso, realizado pela CRB (Conferência dos Religiosos do Brasil) aconteceu nos dias 07 a 10 de abril de 2015 no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho – na casa da Mãe Aparecida em Aparecida do Norte/SP. Este Congresso foi um marco para a Vida Consagrada Brasileira; uma experiência alegre e profunda de vivência do Mistério amoroso de Deus com todas as suas criaturas.

Motivadas por estes objetivos nós Irmãs Salvatorianas Magda Maria Fonseca, Celeste Gaion, Lisete Buganti, Antonia Maria de Jesus (Toninha), Sandra Regina A. de Souza, Devanira Mª da Silva, Izena Mª Botezini, Vera Lúcia Palermo e Pe Álvaro Macagnan nos juntamos a tantos outras/os Irmãs Irmãos, Padres, Leigas e Leigos consagrados, para celebrar a caminhada da Vida Religiosa no Brasil e com o nosso compromisso de sermos cristãos à luz do Evangelho e fazer a diferença na vida das pessoas a partir da nossa vocação e consagração.

Ir. Maria Inês (Presidente da CRB Nacional) fez a acolhida a todos as/os consagradas/os dizendo:

“Queridas Consagradas, Queridos Consagrados! Eis-nos aqui, na Casa da Mãe Aparecia, para esse ‘momento kairós’ da Vida Consagrada no Brasil: o grande CONGRESSO, surpresa do AMOR DIVINO, preparando com muito carinho, com experiências profundamente pascais. Coroamos o caminho feito, na Oitava da Páscoa, na preparação da Festa da Misericórdia, com Maria, para transbordar de gratidão o nosso coração, porque FOMOS ENCONTRADOS/AS, ALCANÇADOS/AS e TRANSFORMADOS/AS por Cristo! (cf. Carta Alegrai-nos, 5) Esse tempo vai marcar a história pessoal de cada um e cada uma de nós! Aqui estamos para reafirmar nosso compromisso com ELE, na fidelidade ao seu Projeto, que nos lança onde a vida está mais ameaçada, machucada e sofrida. Assumamos cada minuto desse Congresso, em transbordante GRATIDÃO PELO PASSADO. Foi Ele quem nos chamou e nos conduziu até aqui. São dias para intensificar nossa Ação de Graças pelo chamado, pelo Carisma de cada Instituto, enfim, pelo grande DOM DA VIDA CONSAGRADA! Vivamos com intensa PAIXÃO O PRESENTE, vibrando com cada gesto, cada conferencia, cada encontro, cada diálogo, cada momento orante, cada desafio, cada dificuldade que poderá vir nesses dias! Construamos juntos e juntas esse Congresso, VIVENDO um dos grandes apelos do Papa Francisco à Vida Consagrada hoje, mais do que nunca: SERMOS PERITOS EM COMUNHÃO! Acreditemos, com ardente fé, que a Mãe do Ressuscitado prepara a cada um/a de nós UM FUTURO pleno de esperança. Avancemos, com coragem, na certeza que ‘ELE PERMANECE CONOSCO’!”

No decorrer desses dias, as setas que nos orientaram no congresso foi a inspiração vinda do Ano da Vida Consagrada e nos 50 anos do documento da Perfeita Caridade. No primeiro dia fomos convidadas a resgatar o caminho da VRC do Brasil e, foi Padre Geraldo Kolling quem nos ajudou nesse processo.

Em seguida, Padre Paulo Suess proferiu a conferencia “Peregrinos vigilantes, místicos militantes, profetas de uma igreja em saída”. Em sua fala, trouxe presente às linhas forças das cartas “Alegrai-vos e Perscrutai” da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedade de Vida Apostólica, deixando transparecer que a nossa vida consagrada é sinal de contradição no mundo.

No segundo dia fomos conduzidas a fazer o percurso do mistério à mistagogia. Nesse sentido Irmã Annette Havenne, a partir de uma linguagem bíblico-simbólica nos ajudou a sentirmos alcançados\as pelo Mistério, nos desafiando a adentrar continuamente no mistério escondido de nossa vida. Na parte da tarde, Rosemary Costa abordou o tema da mistagogia como processo pedagógico em nossa vida e missão, ensaiando algumas práticas que podem ser trabalhadas no cotidiano da vida. A noite, nos reunimos na Basílica onde realizamos uma linda e significativa celebração da luz que nos fez arder ainda mais o coração.

congresso-vida-consagrada-2“Da esperança para alegria”. Esta foi à linha de reflexão do terceiro dia do congresso. Na parte da manhã, Irmão Afonso Murad nos provocou a olhar o mundo atual de forma positiva, buscando as oportunidades e perspectivas para a Vida Consagrada no mundo contemporâneo. Os grandes eixos de sua reflexão perpassaram as várias tendências contemporâneas como a das relações pessoais, da inclusão social e dos aspectos institucionais. No segundo momento deste dia, fomos privilegiadas com a presença de Irmã Mercedes L. Casas Sanches, religiosa Mexicana e presidente da CLAR, que com simplicidade e profundidade nos falou sobre as luzes e as esperanças da Vida Consagrada da América Latina. E chegando ao final da tarde, refletimos em torno do tema da alegria de sermos enviados e enviadas em missão. Com muito dinamismo, Padre Estevão Raschetti coordenou a mesa da partilha das experiências concretas de missão. Culminamos o dia com uma Celebração Eucarística de envio de Irmã Marlene Avanzi à missão Intercongregacional do Haiti. Momento muito emocionante! Foi entregado a ela, a Cruz, símbolo do amor de Cristo e da missão e, a Bandeira do Haiti trazendo presente todo o povo que a espera e acolhe com alegria.

Como não podia faltar a festa, a dança e a comida partilhada, o dia foi concluído com a linda confraternização e o lançamento de seis livros contando com a animação do nosso querido irmão de caminhada Zé Vicente, o cantor das comunidades.

Chegou o último dia. Fomos à Basílica da Mãe Aparecida para a Celebração Eucarística da alegria, presidida por Dom Pedro Brito. Em seguida fizemos a retrospectiva do vivido e experienciado durante todo o congresso e o envio da Vida Consagrada para as suas “Galileias”. Lembramos e recordamos que toda a caminhada destes dias foi perpassada por uma grande mística celebrativa e orante nos convidando à revitalização do carisma, da missão e da profecia.

Ir. Vera Lúcia Palermo SDS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois − 2 =