Irmãs Salvatorianas

Nova Comunidade Salvatoriana em Missão

Dia 13 de março de 2016, demos início à Comunidade Salvatoriana de Várzea da Roça/BA, sendo formada por quatro membros: Irmãs Jeane Lacerda, Jéssica Marcela Lourenço, (Juniorista – desde 06/02/2016), Maura de Jesus do Carmo e Maria Signoreti, que estará chegando neste mês de junho.

Com muita alegria fomos acolhidas pelas lideranças da Paróquia São José. A Comunidade estava festejando o seu Padroeiro São José e foi uma boa oportunidade de conhecer algumas lideranças das Comunidades, o Pe. Pedro Pinheiro (Administrador Paroquial) e o Bispo diocesano D. André De Witte.

Durante a novena, segundo o costume local, várias Comunidades de outras Paróquias vizinhas vieram celebrar junto com a Comunidade S. José. Numa dessas ocasiões conhecemos as nossas Irmãs Salvatorianas de Várzea do Poço, Irmãs Leonilde e Iraci.

Várzea da Roça está localizada no semi-árido nordestino com bioma caatinga, com uma população em torno de 14 mil habitantes, zonas urbana e rural. Nesta região a água é sempre uma preocupação maior, por isso existe um projeto de captação de água da chuva, através de cisternas que ajudam muito a população.

O forte na economia vem do trabalho agrícola, cuja produção é vendida nas feiras populares de Várzea da Roça e cidades vizinhas.

Além da cidade a Paróquia se estende por 17 comunidades rurais. Um Pe. Diocesano atende às Paróquias de Várzea da Roça e Mairí, cidade próxima mais antiga e maior que Várzea da Roça.

Nós Irmãs Salvatorianas colaboramos neste atendimento e animação das Comunidades, mais especificamente na formação das lideranças, sobretudo de Várzea da Roça.

Para nossa alegria, recebemos a visita oficial de nossas Irmãs do Generalado: Ir. Edith Bramberger e Maria Yaneth Moreno, que conviveram conosco durante três dias, mantendo também um rápido contato com as lideranças da Paróquia.

Também tivemos a oportunidade de participar do encontro dos novos Agentes diocesanos em Ruy Barbosa – sede da Diocese, com a presença de Dom André, que partilhou um pouco conosco a caminhada da Diocese. (A messe é grande, e os trabalhadores são poucos…).

Sentimo-nos muito felizes de estarmos aqui nesta realidade, enviadas pela nossa Província São Paulo, dando inicio a uma nova Comunidade missionária, respondendo ao mandato de Jesus e ao apelo da Igreja e de nossos Fundadores, junto a esse povo baiano que é muito alegre, animado, resistente, trabalhador, de muita luta e esperança.

Nossa casa está aberta para acolher a visita de quem desejar conhecer a nossa nova missão.

Irmãs: Jeane, Jéssica, Maura, Maria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − doze =