Irmãs Salvatorianas

Chegada das Pioneiras

O desejo de fundar uma missão na América Latina (Brasil) foi alimentado desde o início da Congregação por Pe. Jordan e possivelmente pela própria Madre Maria dos Apóstolos.As Irmãs Salvatorianas mantinham bastante viva a consciência de pertencer a uma Congregação essencialmente apostólica e missionária. Por isso, logo que uma Província ou Região crescesse em número de membros e em possibilidades, partia para uma nova missão, levando a Boa Nova da Salvação a outros países e regiões mais necessitados. Este é um testemunho das nossas primeiras Irmãs vindas da Alemanha.Os Padres Salvatorianos já estavam presentes no Brasil há mais de 40 anos. Mas não as Irmãs Salvatorianas. Fazia-se, pois, sentir muito a sua ausência, foi então que a direção da Congregação em Roma decide enviar, da Alemanha, as primeiras cinco Irmãs, no final do ano de 1936.O “envio” das Irmãs missionárias teve lugar na capela da Casa Mãe, numa cerimônia simples e fraterna presidida pelo Pe. Pancrácio Pfeiffer, Superior Geral dos Salvatorianos. Ele entregou às cinco Irmãs a cruz das missões e dirigiu-lhes, entre outras, as seguintes palavras:
Vocês vão agora a um país distante, do qual não conhecem usos, nem costumes, nem língua. Mas uma língua se conhece e se entende em todo lugar: é a língua do amor. Sirvam-se dela em toda parte e serão compreendidas… Deveis reproduzir a imagem fiel do Salvador em vossas vidas e nos vossos trabalhos, sermão silencioso, mas eloquente do imenso, puro e misericordioso amor do Salvador
No dia 13 de novembro de 1936, acompanhadas pela então Superiora da Província Alemã, as cinco primeiras Irmãs Salvatorianas destinadas ao Brasil dirigiram-se a Hamburgo para embarcar no navio “Monte Pascoal”. Eram as Irmãs: Colonata Ackermann, Ehrenfrieda Hölscher, Philippa Stieber, Renata Herold e Ludolfa Boch. No dia 03 de dezembro de 1936 o navio “Monte Pascoal” aportou no Rio de Janeiro.Posteriormente, foram enviados mais três grupos de missionárias vindas da Alemanha.O Segundo grupo: Ir. Gunthilde Reeker, Ir. Siegmunda Ahrens e Ir. Madalena Sluka. Partiram no dia 3 de dezembro de 1937 e chegaram a Florianópolis/SC no dia 24 de dezembro 1937.O Terceiro grupo: Ir. Bonavita Strohmeier, Ir. Ligória Gehlhaus, Ir. Annetta Schnapp, Ir. Plantilla Baur e Ir. Claudina Öhrlein. Partiram no 31 de março de 1939, e chegaram no dia 21 de abril de 1939 em Florianópolis/SC.O Quarto grupo: Ir. Consília Ortmann, Ir.Maria Sofônia Sallen e Ir. Helmtrudis Wloczyk. Partiram no dia 04 de agosto de 1939, chegando ao Brasil no dia 24 de agosto de 1939.

Galeria de fotos

Chegada das Pioneiras